Backups

A perda repentina de informação é fatal para as empresas. Infelizmente, pode acontecer de formas variadas, de origem natural, tecnológica ou humana, o que torna evidente a necessidade de possuir backups informáticos.

Entre as várias formas de perda de dados temos, por exemplo:

 

  • discos rígidos corrompidos, levando à perda parcial ou total de dados;
  • desastres naturais como incêndios, enchentes e desabamentos;
  • furtos e roubos de equipamentos;
  • uso inadequado do banco de dados, originando exclusão e edições erradas dos arquivos;
  • cibercrimes, como a invasão e roubo de informações gerada pelo ransomware.

O maior risco está no cibercrime, cada vez mais comum, realizado com o objectivo de chantagear as empresas e pedir dinheiro pelo resgate dos dados.

Mas, independente da forma que ocorra, os processos da sua empresa, ou parte deles, serão inviabilizados, sendo necessário paralisar as actividades. O que leva, consequentemente, a prejuízo financeiro, à possível perda de clientes e à quebra de credibilidade e confiança da sua empresa por parte do público e mercado. O problema pode repercutir e gerar uma imagem negativa para seu negócio, com prejuízos a longo prazo.

No caso de perda de dados dos clientes, o problema é ainda mais grave, porque além de ser necessário recolhê-los novamente, existem também as questões legais. O RGPD  atribui às empresas a responsabilidade de justificar de forma explícita o uso dos dados arquivados dos seus clientes, incluindo um profissional responsabilizado por essa operação. Em caso de roubo ou perdas de dados, a empresa deverá notificar os titulares e o governo imediatamente. Caso isso não seja feito, está sujeita a multa. Assim, todas as empresas são obrigadas por lei a garantir a proteção dos dados de seus clientes.

 

Como podemos ajudá-lo

 

Na MagicNet, disponibilizamos o serviço de análise e implementação de backups e recuperação de dados adequado à sua realidade e dimensão.

Os dados locais ou remotos são protegidos, com armazenamentos seguros no nosso datacenter  ou num sistema local na sua empresa, cumprindo os requisitos necessários de segurança e redundância.

Todo processo de backup é automático, sem intervenção humana. Caso contrate o nosso serviço de monitorização é acompanhado diariamente pela nossa equipa. É o que chamamos de BAAS (Backup as a Service), contacte-nos para mais informações e orçamentação.