O que é e-commerce e como ele pode auxiliar nos resultados da sua empresa ou negócio?
Apesar de ser possível ver muitas pessoas a falar sobre e-commerce, antes de mais nada, é preciso entender, efetivamente, sobre como esse novo modelo de vendas pode ajudar a melhorar os números do seu negócio e se ele se encaixa para o seu nicho de mercado.
Antes, precisamos ter em mente que a internet, desde o seu su
rgimento, tem vindo a mudar a maneira como as pessoas realizam suas pesquisas, e claro, suas compras. Com isso, o mercado precisa se adaptar com certa frequência para que assim, possa acompanhar essas novas tendências.
Atualmente, o processo de compra e venda apresentou a necessidade de ser mais ágil e fácil. E é exactamente para suprir essa necessidade que surge o e-commerce e todas as suas peculiaridades.
Portanto, neste texto vamos falar sobre os tipos de e-commerce, como funciona todo seu processo, e o principal, como montar um e-commerce para sua empresa ou negócio.
O que é e-commerce e quais os tipos existentes?
vamos começar pelo conceito de e-commerce e os tipos existentes.
O termo e-commerce provém do inglês e aqui possui como uma tradução livre “comércio electrónico”. De forma bem simplificada, trata-se de uma modalidade de comércio de produtos e serviços onde todas as transacções financeiras são, necessariamente, feitas através da internet, com a utilização de smartphones, tablets, computadores e outros.
No inicio, através de um e-commerce, eram comercializados apenas produtos pequenos e com valores baixos como livros, cd’s e outros e dificilmente se via o oferecimento de serviços. Hoje, o e-commerce é usado para qualquer tipo de empresa, independentemente do seu porte ou nicho.
Um ponto importante relacionado a esse modelo de vendas é que ele cresceu absurdamente, e tornou-se um dos maiores fenómenos da internet nos últimos anos. Actualmente, as empresas estão à procura de formas de conciliar o e-commerce com suas lojas físicas visando atender diferentes públicos e o desafio é saber usar o e-commerce de maneira a aumentar as vendas sem prejudicar as lojas físicas.
Outra questão que gira em à volta do e-commerce diz respeito ao seu tipo. Existem 3 tipos principais, que são B2C, B2B e C2C. Verifique como funciona cada um deles:
B2C (Business to Consumer) – relação comercial estabelecida entre uma empresa e o consumidor final. Como exemplo, podemos citar sites de empresas que comercializem produtos ou serviços a retalho, como farmácias, lojas de roupas, alimentos, esteticistas, etc.
B2B (Business to Business) – relação comercial estabelecida entre duas empresas. Neste caso, são englobadas empresas que vendam seus produtos apenas para revenda e não possuem interação alguma com pessoas físicas. Como exemplo, podemos citar a Mercedez Benz que possui uma loja virtual onde são comercializadas peças revenda de para pesados.
C2C (Consumer to Consumer) – relação comercial estabelecida entre duas pessoas físicas, normalmente com a ajuda de um intermediador. Neste caso, podemos citar como exemplos, sites como o e-bay e o OLX, onde existem pessoas físicas vendendo seus produtos para outras pessoas físicas.
O que é e-business?
Uma vez que falamos sobre e-commerce, precisamos falar também sobre e-business, afinal, não são raros os casos de pessoas que se confundem com a definição de ambos.
Conforme referimos acima, e-commerce é o comércio electrónico realizado através da internet e que, necessariamente, existe uma pessoa física ou jurídica comprando e outra que vende.
Já no e-business, também se trata de uma transacção electrónica, entretanto, não está, necessariamente, ligada ao fato de haver um compra ou venda de produtos ou serviços.
E é aqui que se encaixam as parcerias empresarias. Em outras palavras, duas empresas podem se beneficiar de uma parceria caso seus nichos sejam complementares, ou até concorrentes. Por exemplo, a Microsoft possui um programa onde ela encaminha estudantes para treinamentos em empresas que já utilizem sua tecnologia.
Como montar um e-commerce?
Podemos dividir o processo para montar um e-commerce em 4 etapas básicas. São elas: plataforma, pagamento, entrega e divulgação.
1 – Escolha da plataforma
Primeiro passo é escolher a plataforma com qual deseja trabalhar. Atenção: está é a decisão chave de todo o processo, afinal, é nesta plataforma que se encontram todas as ferramentas que viabilizarão a gestão e a divulgação do seu e-commerce.
Antes de escolher a melhor plataforma, algumas questões precisam ser levantadas e as empresas que fornecem essas ferramentas precisam ter as respostas que você procura para cada uma delas.
Em geral, o principal erro de empresários que está a iniciar com um novo e-commerce é contratar um serviço que atenda apenas a uma pequena opção (situação inicial da maioria das lojas virtuais), e não acompanhe um possível crescimento desta loja, fazendo com que o empresário possa enfrentar limitações que impeçam seu crescimento.
Outro ponto de atenção é saber como funcionam as integrações da ferramenta. Esta questão é importante já que as lojas virtuais precisam ter boa conversação com algumas ferramentas do Google, de redes sociais e até de plataformas como o OLX ou o MarketPlace, que podem aumentar consideravelmente as vendas.
2 – Escolha dos meios de pagamento
A escolha dos meios de pagamento que serão aceitos dentro do seu e-commerce é factor crucial na perda de clientes. Isso porque embora o cartão de crédito seja o meio mais usado, existem pessoas que não utilizam cartão de crédito e preferem o MB por exemplo.
Por isso, escolha as formas de pagamento que serão aceitas considerando o impacto disso nas vendas e no nos movimentos caixa do seu negócio. Veja a seguir as principais formas de pagamento aceites em lojas virtuais.
- Cartão de crédito (VISA);
- MB;
- PayPal;
- MBWAY.
3 – Defina as formas de entrega
Muitas lojas virtuais oferecem Portes Grátis e isso claramente aumenta a conversão de suas vendas, entretanto, dependendo dos endereços de origem e de entrega, isso pode encarecer bastante o processo como um todo. Por isso, as formas de entregas precisam ser bem avaliadas.
Uma boa prática está em oferecer mais de um meio de entrega, onde os prazos e valores diferem. Desta maneira, clientes que possuem maior urgência recebem seus produtos mais rapidamente, entretanto, pagam um valor maior.
Outro factor crucial é deixar claros os valores cobrados em cada tipo de entrega. Clientes que, de alguma forma, se sentem enganados, tendem a não realizar novas compras e ainda manchar a imagem da empresa.
Dica: O site dos CTT possui uma ferramenta que realiza o cálculo do frete de acordo com o prazo de entrega e o peso do produto.
4 – Defina as estratégias de divulgação
Como qualquer tipo de comércio, o e-commerce também precisa ser divulgado, caso contrário, não será visto por seus clientes.
O grande benefício de uma loja virtual, quando nos referimos à propaganda, é que na internet, o custo com divulgações é mais baixo do que para lojas físicas. Em geral, os meios de divulgação mais usados são o FacebookAds, Links Patrocinados, Redes Sociais e etc.
Bom, esperamos que o conceito em torno de o que é e-commerce o tenha ajudado. Caso queira saber mais sobre o tema, ou estiver com dúvidas de como começar, fale com um dos nossos consultores.